(81) 3877-1336 contato@preservtec.com.br

Entenda a Lei Geral de Proteção de Dados?

POSTAGEM

5 de novembro de 2019 | Categoria: Gestão Documental

A Preservtec sempre valorizou grandemente o acelerado avanço tecnológico. Também defende que a tecnologia deve ser utilizada como um meio de facilitar nossas vidas tornando cada vez mais fácil solucionar problemas do nosso dia a dia.

Antigamente, só era possível pagar uma conta de luz se você fosse diretamente ao banco enfrentar uma enorme fila no caixa. Depois vieram as lotéricas, ajudando a desafogar um pouco as agências bancárias. Hoje em dia, você consegue programar todos os seus pagamentos através de um telefone celular, sem precisar sequer sair de casa.

Acontece que, ao mesmo tempo que a tecnologia traz muitas soluções para nossas vidas, ela vem acompanhada de vários problemas.

A internet, por exemplo, está muito presente em nossas vidas, principalmente em aparelhos como computadores, televisores e telefones celulares. Vale salientar que nossos aparelhos eletrônicos armazenam e enviam informações referentes ao nosso comportamento. Afinal, sempre que precisamos compartilhar informações com diversos sites e aplicativos para ter acesso às grandes comodidades oferecidas pela tecnologia.

Por exemplo: se vamos comprar algo pela internet, precisamos inserir dados pessoais tais como: nome, endereço, número de telefone, CPF, dados de cartões de crédito, localização, dentre outros.

Tudo isso tem levantado debates ao redor do mundo quanto à nossa privacidade na internet. Até onde as empresas podem armazenar e usar nossos dados, especialmente sem o nosso consentimento? Como resultado deste debate, foi aprovada uma Lei de Proteção de Dados na Europa, e esta mesma lei serviu como modelo para a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) aprovada pelo Congresso Brasileiro.

Entendemos que haverá uma grande necessidade de adaptação por parte de todas as empresas que tratam de dados para que se adequem à essa lei, que entrará em vigor em agosto de 2020. Pensando nisso, a Preservtec resolveu pensar em soluções para auxiliar nossos clientes nesta transição e evitar punições como as altas multas previstas na lei.

Para isso, decidimos contratar a assessoria jurídica da Cerqueira Leite Advogados Associados, que nos ajudará a preparar soluções para que nossos clientes possam se adequar a todas exigências que a LGPD prevê no seu texto. A partir de agora, iremos criar e disponibilizar diversos conteúdos em formatos de texto, vídeos, palestras, webinars e cursos relacionados à LGPD e disponibilizá-los em nosso site e também nas nossas redes sociais.

Portanto, acompanhem nossos canais, pois estaremos disponibilizando novos conteúdos com uma boa frequencia e, caso surjam dúvidas, pedimos que entrem em contato conosco. Estaremos sempre à disposição para tirar dúvidas e ajudar nossos clientes e parceiros a estarem prontos quando a lei passar a vigorar no Brasil.

preservtec

%d blogueiros gostam disto: